sábado, 1 de novembro de 2008

Amor é síntese

Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...
Ciumento, exigente, inseguro, carente,
Todo cheio de marcas que a vida deixou.
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr.
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço.
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor.
- Mario de Andrade -

Obs: Ao utilizar a palavra “perfeição”, em sua última estrofe, Mario de Andrade me fez pesquisar seu significado. Assim, através do wikipédia, encontrei o seguinte: “do latim perfectione, caracteriza um ser ou objeto ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Designa uma circunstância que não possa ser melhorada ainda mais.”
“O conceito moderno de pefeição se origina do movimento idealista do século XVIII, e está estreitamente ligado à noção de progresso. Em Kant e seus antecessores, Christian Wolff e Alexander Gottlieb Baumgarten, perfeição é uma noção de ontologia: completude como sendo uma reunião de todas as disposições sujeitas a uma unidade harmoniosa, ou ordem. O perfeito é um 'completo', um manancial de ações potenciais.
Por outro lado, a perfeição é uma idéia, uma condição que não é alcançada, mas deve necessariamente ser almejada - esta é a ética do homem.”

Curiosidade: “Síntese” - método de demonstração que parte do símples para o composto, das causas para os efeitos, dos elementos para o todo, do princípio para as consequências; (quím.) operação que consiste em reunir os corpos simples para formar os compostos, ou os compostos para formar o outros de composição ainda mais complexa. (Fonte: Dicionáro Brasileiro Da Língua Portuguesa – O Globo)

2 comentários:

Carol disse...

Oi!!

Cheguei até aqui através do blog da Jhuly. Sou a filha da mãe... Da minha mãe... Sou a Carol!! hehehe
Brincadeirinha.

Só queria dizer, que gostei muito daqui e voltarei mais vezes.
Beijinhos

Apenas isso... disse...

HAUHAUHAUAHAAHAA (sei q não rimos assim, mais acredite eh uma risada!!) ... boa piadinha!!
Obrigada! volte sempre q quiser, pq todos são bem vindo!!
Vou tentar dar mais atenção para esse blog, para assim tentar cativar o coraçãozinho daqueles q passarem por aqui, ao lerem estes simples apenas isso (textos) !! =)

BJãoo